Parque Estadual do Jaraguá

Parque Estadual do Jaraguá

Se você ainda não conhece o Parque Estadual do Jaraguá, deixo aqui uma excelente dica para um passeio familiar ou mesmo com amigos. Pode ir tanto de carro como de transporte urbano.

Ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altitude, o Pico do Jaraguá proporciona ao visitante um maravilhoso panorama da capital paulista com uma vista que alcança até 55 quilômetros.

O local foi muito explorado por possuir grande quantidade de ouro, é por sua vez, antigo palco de guerras entre bandeirantes e índios. Após o fim da mineração, após o esgotamento de todos os recursos por volta do século XIX, tornou-se, segundo o missionário Daniel Kidder, “um marco dos viajantes”, pois, de qualquer local desta região, o Pico poderia ser visto e, a partir daí, calculava-se a distância que faltava para se chegar à São Paulo.

Em 1946, o Pico do Jaraguá foi transformado em ponto turístico e alguns anos depois, em 1961, foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, para que os visitantes tivessem acesso à parte histórica do local, como o casarão do bandeirante Afonso Sardinha. Anos depois, o parque foi tombado em 1983 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat) e em 1994 como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco.

Para os aventureiros e amantes da natureza, o acesso ao topo pode ser feito de duas formas: através de
uma via asfaltada, a Estrada Turística do Jaraguá, que tem início no km 18 da rodovia Anhanguera e, aos mais dispostos, através da Trilha do Pai Zé, numa caminhada de cerca de dois quilômetros (recomendado para aqueles como eu, adora fazer trilhas) que no final será recompensado por uma vista panorâmica da cidade indescritível.

O parque é aberto ao público gratuitamente, sua estrutura conta com área para piquenique, sanitários, áreas cobertas com bancos, posto de informações e estacionamentos.

Há quatro trilhas no interior do parque:
-Trilha do Lago: Conta com 1000 metros, no entorno do lago.
-Trilha da Bica: Com 1500 metros (ida e volta).
-Trilha do Silêncio: 828 metros de extensão (ida e volta)
-Trilha do Pai Zé: A trilha tem 3600 metros de extensão.

A Trilha do Pai Zé, tem um percurso de ida e volta que dura em média 2 horas e 30 minutos. O trajeto é considerado de nível difícil. É uma trilha autoguiada, o caminho é muito bem sinalizado.

A maior parte da Trilha está no interior dá Mata Atlântica e chegando mais no topo é vegetação do cerrado. A subida é agradável apesar da inclinação.

A trilha termina na Estrada Turística do Jaraguá, mas um pouco mais a frente chegamos na área comum que conta com parquinhos, bancos e sanitários.
Para chegar ao Pico do Jaraguá devemos subir os 249 degraus da grande escadaria que leva à torre de TV que fica a 1.135 metros de altitude. O ponto mais alto dá cidade de São Paulo.

Uma dica, vá preparado para curtir o seu dia sem nenhum problema;
-Use roupas confortáveis
-Sapatos adequados, evite chinelos e sandálias.
-Use protetor solar
-Oculos de sol, chapéu ou boné
-Use repelente
-E AGUA!!! não pode faltar de jeito nenhum!.
-Não jogue lixo no caminho, leve uma sacolinha e cuide do meio ambiente!

Endereço:
Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539, Vila Chica Luiza, São Paulo, SP CEP: 05184-000

TEL: (11) 3943-5222
(11) 3941-2162

PREÇO: Gratuito

Horário:
Todos os dias, das 7:00 às 17:00hrs
No horário de verão até 18:00hrs.
Trilha do Pai Zé: 09:00 às 16:00hrs.
No horário de verão até 17:00hrs.

Como Chegar:

KM 18 Via Anhanguera – Acesso de ônibus e trem

Linhas:

  • 8040 – Lapa – Sol Nascente
  • 8047 – Lapa – Jaraguá
  • 8047/41 – Metrô Vila Madalena – Jaraguá
  • 8696 – Praça Ramos – Jaraguá
  • Estação: Vila Clarice – Linha 7 Rubi da CPTM, com destino a Francisco Morato

Camila Dalcin – Traveler Souls

Salvar

Salvar

Gostou desse post? Por favor dê sua opnião!