Estádio do Pacaembu e Museu do Futebol

Estádio do Pacaembu e Museu do Futebol

Localizado na praça Charles Miller, no bairro do Pacaembu, na zona central da cidade de São Paulo – Brasil, o Estádio Muncipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Estádio do Pacaembu, está intimamente ligado à história do futebol no país.

Foto: Acervo da Cia. City

Inaugurado em 1940, pelo então presidente Getúlio Vargas, foi considerado na época, o maior e mais moderno estádio sul-americano com capacidade para acolher setenta mil pessoas. Foi palco de 6 partidas da Copa do Mundo de 1950 e até hoje recebe grandes clássicos.

Cartaz da inauguração do Pacaembu

Apesar de popularmente ser chamado de Pacaembu, foi apenas em 1961 – 21 anos após sua inauguração – que o nome oficial do local passou a ser Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, antes nomeado de Estádio Municipal do Pacaembu. A mudança de nome ocorreu porque a Prefeitura de São Paulo quis homenagear o chefe da delegação brasileira da Copa do Mundo de 1958, que rendeu o primeiro título mundial de futebol ao país.

Fachada do Estádio – Cartão Postal da cidade de São Paulo
Atual Fachada do Estádio – Já com a alteração no nome.

Em maio de 1942, o estádio recebeu o maior público de sua história. Na ocasião, São Paulo e Corinthians empataram por 3 x 3 e contaram com um público de 72.018 torcedores, recorde nunca quebrado, até hoje. A maior goleada vista no estádio aconteceu em 1945, quando o São Paulo venceu o Jabaquara, da cidade de Santos, por 12 x 1.

Assim como o mundial de 50 o local também sediou outro evento esportivo de grande destaque, a IV edição dos Jogos Pan-Americanos em 1963, que teve a cidade de São Paulo como sede. O Pacaembu foi utilizado para sediar disputas da final do futebol e do atletismo, além das cerimônias de abertura e encerramento dos jogos.

Jogos Pan-Americanos de São Paulo em 1963

Além de ter sido palco de grandes eventos esportivos, o Pacaembu também abriga o “Complexo Esportivo do Pacaembu”, aberto gratuitamente aos cidadãos, que contém estruturas para atividades físicas variadas. Por último, mas não menos importante, construído literalmente embaixo das arquibancadas do estádio e inaugurado em 2008, encontra-se o Museu do Futebol, que conta com a tecnologia para contar a história da paixão de muitos brasileiros através dos tempos.

Museu do Futebol – Inaugurado em 2008

O museu recebeu 419.363 visitantes em 2014, sendo considerado o quarto museu mais visitado de todo território nacional. Todas as atrações são multimídia e interativas, trazendo uma experiência que encanta até quem não é muito fã do esporte; os momentos que, provavelmente, mais emocionam o visitante são as imagens de torcedores incentivando aos berros seus times, projetadas em telões debaixo das arquibancadas e o acesso para ver e fotografar o gramado.

  

  

Desta forma é notável a representatividade culturual que o Pacaembu tem para os paulistanos e até mesmo para os brasileiros de modo geral. Ao homenagear o futebol, o museu celebra o imaginário coletivo do Brasil, comovendo o visitante e revelando como o esporte é elemento formador da cultura do país.

Informações Importantes:

Tempo de visita: 2 horas, para ver com calma.
Ingresso: R$ 9, a inteira (grátis aos sábados).

 

Horário de funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h (bilheteria até 16h).
Sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h (bilheteria até as 17h).
O horário pode mudar em dia de jogo.

Formas de pagamento
Cartões de crédito: American Express,Diners,Mastercard,Visa;
Cartões de débito: Maestro,Rede Shop,Visa Electron.


Para maiores informações consulte:


Telefone:
(11) 36643848

Site: http://www.museudofutebol.org.br

Gostou desse post? Por favor dê sua opnião!