Já pensou em dar uma passadinha em Amapá?

Já pensou em dar uma passadinha em Amapá?

O norte do Brasil tem mais encantos do que você imagina!!!

Nosso país é tão rico em belezas naturais que é impossível descrever ele inteiro em um solo post. Lá fora se fala tanto das riquezas naturais e tropicais que temos a sorte de ter, mas também se fala somente daquele típicos lugares que todo mundo vai como São Paulo e Rio de Janeiro e se esquecem que o país da metade do continente sul americano tem muitíssimo mais por descobrir…

Como por exemplo, que incentivo ao turismo da região norte do Brasil nós temos?

Bom, a equipe de Traveler Souls quer incentivar o turismo no nosso país começando pela região tão rica pela nossa flora e fauna, o Norte do Brasil.

APA do Rio Curiaú Foto: Victor Hugo

O Amapá, aquele estado lá na ponta  tem como vizinhos a Guiana Francesa, o Suriname e o Estado do Pará. Sua capital Macapá, possui aprox. 465.495 habitantes e o estado ao todo tem aprox. 782.295 habitantes. O estado tem uma herança cultural inexplorada pelos próprios brasileiros como culinária, festas folclore e claro o turismo.

Macapá chama sua atenção pelos diversos pontos turísticos como O Monumento Marco do Equador tem como referencial um marco correspondendo à linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios, e privilegia Macapá como a única capital brasileira cortada por esse paralelo. Para contemplação do fenômeno natural “equinócio”, que acontece nos dias 21 ou 22 de março e 22 ou 23 de setembro, foi construído um “Relógio de Sol”. Também a Fortaleza de São José de Macapá, Construída entre 1764 e 1782, foi inspirada no modelo do engenheiro militar francês Sebastien Le Preste, Marquês de Vauban. Foi erguida pelas mãos de negros e índios, escravos da colonização portuguesa. Se localiza na foz do Rio Amazonas, em frente à cidade de Macapá. No passado, tinha a função de garantir o domínio lusitano no extremo norte do Brasil, evitando as incursões estrangeiras, o que assegurou a conquista da Amazônia.

FLONA do Amapá Foto: Diego Moraes

Para amantes de turismo aventura, passeios pela Floresta Amazônica e Parques Nacionais e navegação pelo Rio Amazonas, tudo partindo desde Macapá é uma opção muito interessante. Existem empresas que podem fazer seu roteiro, assim poderá curtir muito mais, te recomendamos não fazer por conta própria, principalmente se você não conhece este a floresta amazônica. Reserva Particular do Patrimônio Natural Revecom, o​s visitantes têm a possibilidade de conhecer mais de 250 espécies vegetais e diversas espécies de animais da fauna amazônica, tais a como a onça pintada, a anta ou tapir, o maior mamífero terrestre brasileiro e a Harpia a maior ave de rapina do mundo,macacos, araras, entre outros… De um trapiche construído sobre o rio Amazonas, visualizam-se a Ilha de Santana, o Canal Norte e parte da baía de  Macapá.  

Foto: APA da Fazendinha
APA do Rio Curiaú Foto: Victor Hugo
FLONA do Amapá Foto: Douclas Albergue

FLONA do Amapá, A Floresta Nacional do Amapá abrange uma área de 459.867 ha localizada na região do Escudo das Guianas, no centro do Estado do Amapá, cobrindo parte de três municípios, Ferreira Gomes, Pracuúba e Amapá. Esta unidade de conservação foi criada em 1989 para viabilizar a exploração de madeira de forma sustentável, além de visar a proteção da biodiversidade e a continuidade de atividades de baixo impacto exercidas por populações tradicionais que já habitavam a área. Entretanto, o isolamento da unidade contribuiu para que a exploração madeireira ainda não tenha sido iniciada. A FLONA do Amapá está cercada por outras duas grandes unidades de conservação, fazendo fronteira a leste com a Floresta Estadual do Amapá e a oeste com o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Estas unidades fazem parte do Corredor de Biodiversidade do Amapá, um agrupamento de áreas protegidas que somam mais de 70% da área total do Estado.

Image result for parque nacional tumucumaque
Parque Nacional Tumucumaque

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, O Tumucumaque é o maior Parque Nacional do Brasil e uma das maiores áreas de floresta tropical protegidas do mundo. Está localizado numa porção da floresta amazônica ainda pouco conhecida, na região conhecida como Escudo das Guianas, ao noroeste do Amapá. Se você for para o norte do Brasil, não pode deixar de dar um passeio por lá, realmente vale a pena!!!

APA do Rio Curiaú Foto: Foto Victor Hugo

Existem empresas no Amapá que te oferecem passeios pela floresta e parques nacionais, nós te recomendamos não fazer por conta própria já que adentrar na selva amazônica sem conhecimento prévio do local é muito perigoso! Por exemplo a empresa: Amapá EcoCamping, agência que oferece passeios e com preços para todos os bolsos.

Dicas importantes:

Traga roupas leves para caminhada e roupa de banho;

– Tênis e meias de algodão;

– Mochila pequena para caminhada;

– Protetor solar e repelente;

– Chapéu ou boné

– Garrafa pequena para armazenar água.

– Tenha sempre com você seus medicamentos tomados regularmente;

 

Mais informações:

Site: www.amapaecocamping.com

E-mail: ap.ecocamping@gmail.com

FACEBOOK: www.facebook.com/a​mapá.ecocamping

Gostou desse post? Por favor dê sua opnião!