São Roque: Sitio Santo Antonio, Ski Mountain Park e Rota dos Vinhos!

São Roque: Sitio Santo Antonio, Ski Mountain Park e Rota dos Vinhos!

São Roque cidadezinha no interior de São Paulo 🙂

Olá viajantes lindos, fui visitar uma cidadezinha no interior de São Paulo, chamada de São Roque e é bem conhecida por sua “Rota dos vinhos”, mas também esconde lugares bem encantadores que vou contar e mostrar tudo para vocês <3

Localizado a, aproximadamente, 72 km de São Paulo, pela estrada da Castelo branco você chega entorno de 1 hora, é bem pertinho e bem baratinho visitar, para quem vem para São Paulo sempre pensa na região central da cidade ou na praia mais próxima, mas agora eu mostro a vocês uma nova opção de turismo.

Fui com a turma de faculdade, sabe aquelas viagens bem loucas com os colegas, com gritaria e risos dentro do ônibus, pois bem foi assim mesmo haahahah, saímos da faculdade mais ou menos as 08:00 hrs esperando os atrasadinhos e partimos para São Roque, o caminho para lá foi bem tranquilo e chegamos bem rápido.

Nossa primeira parada foi no Sitio Santo Antonio, pela estrada Mário de Andrade Km 08 (totalmente asfaltada), o lugar compõe dois grandes arquiteturas do século XVI, a “Casa Grande” e a “Capela de Santo Antonio”. Construídos em 1681, um dos mais memoráveis conjuntos do tipo Sítio Bandeirista, importante manifestação da arquitetura brasileira do período colonial. Mário de Andrade o adquiriu em 1947 e o doou ao Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Casa Grande: O bandeirismo piratiningano atingia seu apogeu, no qual deste meados do Século XVI a casa-grande pertence. Fernão Paes de Barros, homem abastado, proprietário da casa grande, financiador de bandeiras. A casa-grande do Sítio de Santo Antônio retrata bem a sociedade daquela época, sendo no século passado, propriedade do Barão de Piratininga. Localizada sobre um pequeno vale, a poucos quilômetros da atual São Roque.

Capela de Santo Antonio: A Capela, situado a 30 metros da Casa-Grande, na casa já possuía uma capela, mas teria sido construída a petição de Dna. Maria Mendonça.  Sua características expressam bem o valor da arquitetura dos jesuítas. Construção harmoniosa, proporções modestas e usuais.

Depois da sessão de fotos que fizemos com minhas amigas (pagamos de modelos SIM!) haahah fomos para nosso segundo destino Ski Mountain Park, esta localizado a 1.200 m acima do nível do mar, rodeado de mata atlântica nativa. A atração principal do lugar é a estação de ski e snowboard (Obviamente não tem neve), mas sim um espaço artificial que dá a sensação de estar na neve, onde os turistas colocam os equipamentos e se divertem esquiando, tanto crianças como adultos podem desfrutar desta atração.

Existem tantos outros que podem ficar a tarde toda aproveitando e sentindo um pouco de adrenalina, como: Arvorismo, pista de patinação ecológica, paintball, arco e flecha, trilha ecológica, playground, passeio a cavalo, tobogã, torre de escalada e teleférico. Também possui varias opções de restaurante. Não deu para aproveitar muito porque o tempo era curto demais para gente, mas pelo menos eu aproveitei de conhecer bastante, paguei de modelo denovo, contemplei a vista panorâmica para a  cidade e me divertir com minhas amigas.

ROTA DOS VINHOS <3 finalmente tinha chegado o momento de experimentar o vinho brasileiro. Passamos por varias atrações como restaurantes, vinícolas, pousadas, espaços de lazer (inclui tudo que a de melhor num destino) até que chegamos na “Vinícola Góes”, no qual nos forneceram um mapa do roteiro. Entramos no lugar perfeitinho, enorme e com varias coisas pra fazer, primeiramente fomos degustar (Não poderíamos deixar passar isso), a degustação é gratuita, só para os vinhos mais finos tem que pagar um valor de R$ 15,00. Tem loja de souvenir também e lojas que vendem outras bebidas, com direito a degustação de licores também 😉

Para finalizar nosso passeio fomos para “Fazendinha Santa Adélia”, o local oferece: restaurante, pizzaria, lanchonete, doceria e sorveteria. O que mais gostei claaaaaaaro foram os doces, sou a louca dos doces, tinha uma variedade tão grande que não sabia qual escolher. Ótimo local para a família, tem espaço para as crianças brincar e para os pais descansar.

Vale muito a pena conhecer São Roque <3

Informações importantes:

Sitio Santo Antonio

Localização: Estrada Mário de Andrade Km 08

Horário de Funcionamento: Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 16h

Infraestrutura: Estacionamento e Sanitários

Recomendações: Não utilizar flash ao fotografar o interior da Capela

Serviços Disponíveis: visita monitorada aos fins de semana e venda de souvenir

Outras informações: exploração turística é feita sob supervisão do IPHA

Ski Mountain Park

Ski Mountain Park Estrada da Serrinha, 1500 – bairro Cambará

Tel: (11) 4712-3351

Atendimento:

Nas temporadas de janeiro e de julho, o parque está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.

Nos outros meses do ano, o parque está aberto aos sábados, domingos, feriados e feriados prolongados, das 10h às 18h.

Valores no site: http://www.skipark.com.br/

Vinícola Góes

Endereço: Estrada do vinho km 09 – Canguera – São Roque, SP

Fone: (11) 4711- 3500

email: atendimento@vinicolagoes.com.br

Ingresso: Gratuito

 

Gostou desse post? Por favor dê sua opnião!