Ubatuba, o paraíso do litoral norte de São Paulo

Ubatuba, o paraíso do litoral norte de São Paulo

“A Capital de Surf do estado de São Paulo”

Ubatuba, paraíso das belas praias e ilhas do litoral norte de São Paulo. Lugar que chega a receber cerca de um milhão de visitantes na alta temporada. Ubatuba é o lugar do surfe, da paz, da beleza natural, do turismo ecológico e das inúmeras histórias que marcam o que é o Brasil hoje…

Fizemos uma visita ao litoral norte e ficamos completamente apaixonados pela beleza e quantidade de atividades que podem ser realizadas lá. Ubatuba é para todos os gostos, quem busca badalação, final de semana com a galera, fazer esportes, ou simplesmente sossego, tudo isso se encontra lá.

Hotel Maranduba

Ficamos dessa vez na Praia Maranduba que fica a 25 km do centro de Ubatuba, e nos hospedamos no hotel que tem o mesmo nome, aaah gente… A vista é fantástica, ficar hospedados no pé da areia e dormir com o barulhinho do mar, não queríamos ir embora! Fizemos um post falando mais do Hotel Maranduba, não deixem de conferir, vão ficar com vontade de dar uma passadinha lá, fomos tão bem recebidos pelo Carlos e Família que trabalham com tanta dedicação para proporcionar as melhores experiências para seus hospedes, saímos 100% satisfeitos e com certeza voltaremos <3.

A Praia da Maranduba conta com uma orla de 2 km. Ali o visitante pode desfrutar de uma ótima infraestrutura como restaurantes, hospedagem, pontos turísticos e  além dos vários atrativos como, aluguel de barcos, caiaques, banana boat, escorrega na praia e passeios de escuna, além de peculiaridades da cidade, como por exemplo, o turismo ecológico. É primeira praia mais movimentada que o turista encontra, vindo de Caraguatatuba pela Rodovia Rio Santos.

Praia Maranduba

Fomos conhecer mais sobre o turismo ecológico, umas das coisas bem típicas da região é o gengibre, há uma fazenda de plantações de Gengibre e quem nos recebeu foi a Dona Annie, ela nos contou que tudo como o que eles trabalham é desta planta herbácea, fazem balas, chás, sucos, licor, xarope, bolachas e biscoitos, patê, entre outros. Estudantes da USP vão constantemente fazer seus estudos na sua fazenda e ela permite que turistas possam fazer a trilha que tem vista de toda a baía até Ilha Bela. Vale muito a pena dar uma passadinha lá e fazer degustações dos seus produtos que são maravilhosos!

Turismo Rural, Gengibre de Ubatuba.
Licor de Gengibre
Gengibre
Plantação de Gengibre Orgânico.
Gengibre de Ubatuba

Outro lugar incrível de Ubatuba são as ilhas!, por exemplo, o Parque Estadual Ilha de Anchieta, é um dos melhores pontos de mergulho e passeios de escuna, assim como, trilhas e as praias de águas transparentes, que dá a impressão que você está no Caribe hahaha! e não pode faltar as ruínas de um antigo presídio. O mergulho também é praticado nas ilhas Vitória, das Couves, das Cabras, Palmas e Rapada, com rica vida marinha e visibilidade que chega a 20 metros de profundidade. Para os adeptos do snorkeling, os costões das ilhas Anchieta e das Couves são excelentes para a prática da atividade. Os barcos rumo à ilha partem do Saco da Ribeira.

Parque Estadual Ilha de Anchieta. Fonte imagem: http://caraguananet.webnode.com.br/praias/

Cachoeiras! em frente à Praia da Maranduba, existe uma pequena estrada que passa pelo bairro do Sertão da Quina e que dá acesso à Cachoeira Renata que está situada em uma região de proteção ambiental está é cercada pela Mata Atlântica. Dela saem trilhas para outras cachoeiras como a Poço Azul e Água Branca, mas só devem ser seguidas com a companhia de guias especializados.

Também lugares que principalmente as crianças vão amar, é o Aquário de Ubatuba e o Projeto Tamar. O Aquário possui mais de vinte tanques de água doce e salgada reúnem cem espécies de animais marinhos da fauna local e também de outros oceanos. Em uma área climatizada, as atrações são os pinguins. E ainda tem tubarões e jacarés! Anexo ao aquário funciona o Museu da Vida Marinha, com fósseis e peixes empalhados. Elas realmente vão amar, tanto quanto o Projeto Tamar um trabalho fantástico criado pelo ex-Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal – o IBDF -, hoje convertido no conhecido Ibama ou Instituto Brasileiro de Meio AmbienteAs visitas monitoradas levam a tanques repletos de tartarugas marinha.

Aquário de Ubatuba

É possível fazer o bate e volta em Paraty no Rio de Janeiro!. Fica somente a 60 km do centro de Ubatuba. Vale a pena dar uma passadinha por lá e descobrir aquelas pequenas vielas da cidade e sentir aquela energia, história e arte do local. Já fizemos um post deste lugar vibrante em uma visita anterior, pode conferir aqui, eu sei que vai ficar com muita vontade de conhecer se nunca foi ou voltar se já teve essa oportunidade.

Em Ubatuba tem tantas atividades que é impossível escolher só uma praia e só um lugar para visitar, a nossa recomendação é ir por vários dias para aproveitar melhor e sair de lá com um álbum enorme de fotos e recordações desse paraíso que fica logo ali desde São Paulo e principalmente é uma beleza do nosso pais.

Cachorrinho Surfando

 

Para mais informações:

Endereço: Rodovia Caragua-Ubatuba, s/n – Maranduba, Ubatuba – SP, 11680-000
Tel: (55 12) 3843-1466 – (55 12) 38498213  E-mail: reservas@hotelmaranduba.com.br  Facebook: https://www.facebook.com/hotelmaranduba

Endereço: Estrada do Arariba, 300, Maranduba, Ubatuba-SP, 11680-000
Tel:  (12) 3849-5401 

Endereço: Rua Guarani, 859 – Itaguá – Ubatuba/SP Cep: 11680-000
Tel: (12) 3834-1382  E-mail: staff@aquariodeubatuba.com.br

Endereço: Rua Antonio Atanázio, 273, Jrd Paula Nobre
Tel: (12) 3832-6202 / 7014 / 4046  E-mail: tamaruba@tamar.org.br
Dom. à qui – 10h às 18h; sex, sáb, feriados e férias escolares – 10 às 20 horas.
Durante o período letivo, fecha às quartas-feiras para manutenção.

 

Gostou desse post? Por favor dê sua opnião!