Bondinho

Um passeio pelo centro de Santos!

Ah! Santos… Quem mora em São Paulo sabe que é primeiro lugar que pensamos em viajar  antes de um feriadão.  Além da maravilha orla, há tanto por conhecer em esta cidade que se multiplica em alta temporada e vale muito a pena conhecer!

Por que não um passeio pelo centro cheio de historia. Passamos um dia na cidade e descobrimos que dá para conhecer bastantes coisas, como contamos no post do Monte Serrat! A gente fez um passeio de Bondinho pelo centro, passando pelo antigo porto até a prefeitura, tendo como ponto inicial em frente do museu do Pelé , que alias, vale muito dar uma passadinha.

Iniciamos nossso passeio no Monte Serrat, e seguimos a pé até o Museu do Café,  Instalado no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, o Museu tem como objetivo preservar e divulgar a história do café no Brasil e no mundo por meio de suas exposições e atividades culturai, ademais, o Museu do Café oferece visitas com degustação de café gourmet, que são realizadas no Centro de Preparação de Café (CPC) do equipamento cultura!

Museu do Café

Após nosso passeio no Museu do Café, seguimos caminho até o Museu do Pelé e pelo trajeto, conseguimos apreciar a história do lugar, edificações abandonadas hoje tomadas pela natureza que hoje deixa um legado deixado por aqueles que chegaram à cidade em busca de uma vida melhor. O museu do Pelé instalado nos Casarões do Valongo, imóvel do século XIX que sofreu dois incêndios e foi totalmente reconstruído. Aqui você vai conhecer a história e trajetória do Pelé e da Seleção Brasileira!

Imagem ( au.pini.com.br)

Na frente do Museu do Pelé, mais precisamente na Estação do Valongo, o Bonde teve inicio em 1919, a garagem da Vila Mathias foi pioneira na construção de veículos de pequeno porte, sendo que doze anos depois já fabricava carros com 12 bancos para até 60 pessoas, hoje é encarregado de apresentar os pontos e patrimônios mas importantes de Santos. O passeio dura em media de 15 a 20 minutos e passa por diversos pontos como Conjuntos do Carmo, Pantheon dos Andradas, Correios, Paço Municipal, Local onde nasceram Bartolomeu e Alexandre Gusmão, Casa da Frontaria Azulejada – Arquivo Permanente (FAMS), Santuário Santo Antônio do Valongo, Estação de Trem do Largo Marquês de Monte Alegre – Valongo, Casarões do Valongo – ruínas, Bolsa do Café – Museu dos Cafés do Brasil, Câmara Municipal – Casa José Bonifácio, Associação Comercial, Construtora Phoenix, Alfândega e Mausoléu a Brás Cubas – Fundador de Santos. Também você pode apreciar o antigo porto, o lugar onde chegaram os imigrantes europeios, que fizeram deste pais uma nação multicultural.

Mais informações:

Museu do Café:  http://www.museudocafe.org.br/

Contato e Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico
CEP: 11010-151 – Santos – SP
Fone: (13) 3213-1750
E-mail: museudocafe@museudocafe.org.br

Museu do Pelé: Largo Marquês de Monte Alegre nº 1 – Valongo

Info.: (13) 3233-9670

Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h – a bilheteria fecha 1h antes.

Ingresso: R$10. Gratuito para crianças de até 10 anos e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da rede pública (municipal, estadual e federal); 50% de desconto para estudantes, pessoas com deficiência e acompanhante, professores da rede pública de ensino e pessoas com mais de 60 anos. Aos domingos, a entrada custa R$5 para todos os visitantes.

Equipamento com acessibilidade para portadores de necessidades especiais

 Site: http://www.museupele.org.br

Bonde: Atendimento preferencial a grupos pré-agendados, das 11h00 as 15h00.

Agendamento pelo telefone: (13) 3201.8000, de 2ª a 6ª, no horário comercial.

 

Gostou desse post? Por favor dê sua opnião!